Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Todos contra a Dengue
Ouvir matéria
A Prefeitura Municipal de Mandaguari, através da Secretaria de Saúde, pede a ajuda de toda a população na campanha “Mandaguari Contra a Dengue”, no combate ao mosquito Aedes Aegypt. Já foram distribuídos em toda a cidade panfletos explicando e conscientizando os moradores que a luta contra a doença começa em nosso quintal.
De acordo com dados da Vigilância Sanitária, os meses de janeiro a maio correspondem a 70 % dos casos de Dengue registrados no Brasil. Ainda segundo a Vigilância, no começo de 2013 houve um aumento considerável nos focos do mosquito da dengue no município e devido a isso, pede atenção, participação e atitude das pessoas.
“Temos que nos ajudar, pois janeiro é um mês de muito calor e que chove muito, sendo assim o risco de proliferação do mosquito cresce”, explicou a secretária de Saúde Márcia Serafini. Ainda de acordo com a secretária, a campanha será intensificada nos próximos meses.
SINTOMAS
O Ministério da Saúde pede atenção no caso de febre aguda com duração de até 7 dias e acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas e vermelhidão no corpo.
No caso de dengue hemorrágica os sintomas iniciais são parecidos com a comum, porém podem surgir sangramentos de vasos e órgãos internos, além de fortes dores no abdômen. Lembrando que apenas um médico pode diagnosticar e receitar medicamentos para os sintomas da doença.
PREVENÇÃO
- Lave os pratinhos dos vasos pelo menos uma vez por semana;
- Encha os pratinhos com areia;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Mantenha a lixeira bem fechada;
- Coloque o lixo em sacos plásticos;
- Jogue fora todo o objeto que possa acumular água com garrafas, latas, potes e copos descartáveis;
- A caixa d´água deve ser mantida fechada o tempo todo;
- Mantenha as calhas sempre limpas, removendo folhas e galhos.
Fonte: Município pede ajuda da população na luta contra a Dengue. Período de janeiro a maio corresponde a 70 % dos casos registrados no país
Mandaguari convoca 33 candidatos aprovados em Processos Seletivos Simplificados
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h