Educação

Mais ?nibus para o transporte escolar de Mandaguari

Terça-feira, 25 de março de 2014

Mais ?nibus para o transporte escolar de Mandaguari


Ouvir matéria

No período de férias escolares, 20 de janeiro a 06 de fevereiro, cinco funcionários da Prefeitura Municipal de Mandaguari se juntaram e decidiram reformar quatro ônibus escolares, com intuito de melhorar as condições de trabalho e de translado dos estudantes. A Prefeitura também comprou um ônibus novo e cinco usados para o transporte escolar.

            Cinco motoristas e muito empenho, e como resultado, quatro ônibus reformados por um custo bem abaixo do valor de mercado. A equipe “classe A”, como divertidamente se intitulam é formada pelo diretor de Transporte, Luís Carlos Garcia e pelos os motoristas: Sidmar Cardoso, José Luiz Machado, Leandro Assunção e Paulo Sérgio de Oliveira, que coordenou todo o trabalho, por ter formação em funilaria e pintura.

            De acordo com o diretor de transporte, os ônibus usados foram comprados da viação Garcia, e estão em ótimo estado, “O transporte melhorou muito nesta gestão do prefeito Romualdo Batista” afirma.     O motorista, José Luiz Machado comenta que a prefeitura não tinha licitação para fazer a funilaria, “então formamos a equipe e o gasto foi mínimo, a prefeitura não arcou com a mão de obra, só com a boa vontade dos funcionários públicos e comissionados, até o prefeito colocou a mão na massa”.


 Segundo os motoristas essa atitude foi tomada em conjunto porque os ônibus não estavam em boas condições. “Os ônibus estavam muito feios, e agora as crianças ficam felizes com o ônibus novo”, comentam alegres os motoristas. Os motoristas fizeram orçamentos e relataram que o valor de um ônibus para ser reformado fica entre 10 a 12 mil reais, mas a equipe conseguiu baixar esse valor para uma média de R$1.500,00 cada um. A redução no orçamento possibilitou a aquisição de outros ônibus.


As tarefas entre os motoristas eram divididas “A gente chegava e começava o trabalho, um desmontando, outro lixando, outro embrulhando com papel a parte dos vidros, o outro já ia pintando, um trabalho feito com união. Cada um chega e faz a sua tarefa”, diz José de Sousa.


O recurso liberado pela prefeitura foi para comprar tinta e chapa de aço. O trabalho foi todo realizado no almoxarifado da prefeitura. A reforma foi concretizada em 15 dias de trabalho, com sábados e domingos, e os motoristas receberam a hora extra no salário.


Cada ônibus levou em média três dias para ser reformado, e as tarefas eram todas divididas e coordenadas pelo motorista Paulo Sérgio, que também é funileiro e pintor. “Tem um programa na televisão que reforma um carro em uma semana, a gente reforma é um ônibus, e em três dias” diz Paulo Sérgio todo animado.


 

A equipe trabalha agora em outro projeto de peso, a reforma dos caminhões de obras da prefeitura de Mandaguari. O trabalho começou no dia 01 de março, os motoristas estão fazendo o serviço aos sábados. 

Fonte: Cinco motoristas e muito empenho, resultado: quatro ônibus reformados

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/10/2025 14:27:44