Município

Prefeito de Mandaguari realiza um sonho: a aprova??o do plano de carreira dos funcion?rios

Quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prefeito de Mandaguari realiza um sonho: a aprova??o do plano de carreira dos funcion?rios


Ouvir matéria

Na quarta (16), o prefeito Romualdo Batista aprovou o plano de carreira dos funcionários, realizando assim, sua principal meta com relação aos servidores municipais, divulgada na campanha para prefeito, e um sonho em sua carreira. O plano de carreira visa incentivar o crescimento pessoal por mérito do funcionário, de modo que possa evoluir ou adquirir novas posições dentro do quadro de funcionários.


O plano de carreira estimula o servidor buscar especialização na sua área de atuação. Segundo o prefeito Romualdo Batista, o plano só está começando, há muito para caminhar, para possibilitar um salário digno para todos os funcionários.


Um plano de carreira foi aprovado em 2001, no entanto acabou não sendo implementado, com o enquadramento dos servidores segundo a Lei, o que acabou gerando uma ação em que o SISMMAN ajuizou, solicitando o enquadramento dos servidores. No inicio do ano 2013 o município assinou um acordo em uma audiência de conciliação juntamente com o SISMMAN, para promover o enquadramento. Já em 2012 com apoio da câmara dos vereadores o sindicato dos servidores municipais contratou um profissional para elaborar um novo plano de carreira. Na época o executivo municipal comprometeu-se em assumir o plano produzido por este profissional, e implementá-lo ainda em 2012, no entanto no final acabou que o executivo recuou deste compromisso e não implementou o plano.


Com este histórico de insucessos a expectativa dos servidores foi grande em relação à aprovação deste projeto lei, assim é possível dimensionar a importância desta ação promovida pelo executivo municipal. Neste processo pode-se perceber claramente que quando há vontade política e respeito às pessoas as soluções são encontradas e implementadas.


A aplicação do plano de carreira vale para todos os funcionários, desde os cargos com menores remunerações, aos cargos com maiores remunerações, definidas em função da formação e do ingresso na carreira pública de cada servidor, e isso possibilita satisfação pessoal e melhor qualidade de atendimento ao público.


Quanto aos valores, a média é de 16,37% de aumento, que vai de 6, 09% até 53,70, sendo uma parte implantada este ano e a outra no ano que vem, levando em consideração quem tem mais tempo de serviço. Abolindo o que vinha acontecendo: funcionários com muito mais tempo de casa ganhando o mesmo que funcionários recentes, na mesma função.


O investimento nos salários com o plano de carreira atingirá este ano 600 mil reais, em 2016 ao ser implantado completamente com a tabela de elevação de nível, vai chegar a uma média de 1,5 milhões. Esse dinheiro investido é retirado da arrecadação de impostos do município, recebido do Estado e União.


O plano de carreira atinge 481 funcionários, sendo que 80% destes ganhavam o piso municipal, que pela lei atualizada estava abaixo, no valor de R$ 434, 37. Até o ano que vem o salário mínimo municipal vai ser superior ao salário mínimo nacional em 10%, ou seja, 779,00 .


Os funcionários vão passar por progressão anual, quando conquistarem um nível acima do pré-requisito dele, ou seja, quem tem o ensino fundamental e conclui o ensino médio, vai ter um percentual, quem faz uma graduação vai ter outro percentual, ou uma pós-graduação, e assim sucessivamente. Isso vai gerar um impacto financeiro para o município que vai chegar aos 51,3 % de sua receita, que é o limite legal.

 

Em 2013, quando Romualdo Batista começou sua gestão como prefeito, a prefeitura tinha 1054 funcionários, ultrapassando o limite da folha de pagamento. Hoje, a prefeitura tem 947 funcionários, e esses benefícios podem ser realizados.

Fonte: Prefeito realiza sua principal meta com relação aos servidores municipais

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/10/2025 14:27:44