Terça-feira, 29 de julho de 2014
Dia Pedag?gico - Palestras para capacitar professores
Ouvir matéria
Dia Pedagógico
Palestras para capacitar professores
Ontem, 28, foi o dia pedagógico das escolas municipais de Mandaguari. De manhã aconteceram três palestras simultaneamente, na Fafiman, no Centro de Convenções Dr. Décio Bacelar e no Anfiteatro do Módulo Cultural. O prefeito Romualdo Batista e a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Adenise Batista Rodrigues passaram para conferir as palestras. Adenise desejou aos professores que o dia fosse “muito proveitoso e de muita reflexão”.
Na Fafiman aconteceram duas palestras, uma para professores da educação infantil, 1º, 2º e 3º anos, educação especial e para os estagiários, com Sérgio Vale da Paixão com o tema (Re) Pensando a educação infantil e Projetos, entre eles o projeto “A união faz a Vida” do Sicredi, implantado nas escolas. Outra para professores do 4º e 5º anos e equipe pedagógica, com Paulo Magri, pelo Expoente, palestrando sobre os descritores da prova Brasil, exemplificando como desenvolver uma boa prova e dando exemplos e atividades que devem ser trabalhadas com as crianças para melhorar o IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica. Na parte da tarde teve oficinas com Sérgio Vale trabalhando a socialização e os referenciais curriculares e outra com Valquíria Granada de Andrade, que por meio da utilização de diferentes materiais manipulativos, contribui para a utilização de jogos e brincadeiras como instrumentos facilitadores para o processo de ensino aprendizagem.
No Centro de Convenções a palestra de Ruth Greca abordou a postura do professor e as fases do desenvolvimento infantil. Enquanto que no Módulo Cultural, José Valdivino de Moraes da APP Sindicato – Associação dos Professores do Paraná comentou sobre o desenvolvimento na capacitação para os professores. “O Brasil hoje é um laboratório, em lugar nenhum do mundo existe uma formação acessível voltada para formar profissionais da educação para atuar e essa experiência nossa já esta sendo levada para conferencia com outros países” diz Valdivino.
O prefeito Romualdo Batista argumentou “Não vejo outra forma de crescer, se não aprendermos para poder progredir e repassar para as crianças que queremos formar” e ainda acrescentou “Quem sabe no dia de amanhã, nossos alunos possam entrar na universidade sem cota, em pé de igualdade com outros alunos”.
A supervisora dos 3º anos da prefeitura de Mandaguari, Claudia Mochi falou que as palestras trabalharam os desafios de promover a aprendizagem “Não dá para ser como os professores de antigamente, só com quadro e giz, o professor deve ser inovador, motivado, conhecer seus alunos, ser dinâmico. Um professor para fazer a diferença tem que buscar mudanças, estratégias e alternativas”.
Fonte: Palestras para capacitar professores
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h