Segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Cafeicultura de Mandaguari mais uma vez ? destaque
Ouvir matéria
Pesquisas recentes apontaram o café como a segunda bebida mais consumida no mundo, só perdendo para a água. E quando se fala na cafeicultura de qualidade, Mandaguari sempre é destaque nos cenários estadual e nacional, abrindo caminho agora também para o mercado internacional. Tanto que uma equipe de reportagem do programa “Caminhos do Campo”, da RPC (Rede Globo em Maringá) esteve em Mandaguari. Boa parte da reportagem foi realizada na Cafeeira Boa esperança, da família Lopes.
O entrevistado foi Fernando Lopes, um dos proprietários da empresa, que praticamente toda família envolvida desse o plantio, passando pela secagem, moagem, embalagem e até chegar ao mercado consumidor, além da exportação in natura para estados Unidos, e países da Europa e da Ásia. “Amor, assim se define a cafeicultura para quem está nela até hoje”, resumiu Lopes em sua entrevista, referindo-se aos altos e baixos dessa cultura. E com isso, a família Lopes inteira vive exclusivamente do café.
APOIO – E para valorizar e apoiar ainda mais os produtores de café do município, a Prefeitura de Mandaguari, através da recém-criada Secretaria da Agricultura do município, elaborou um programa de incentivo, com a distribuição de mais de 1 milhão de mudas e apoio técnico, numa parceria que envolve também a Emater local.
Na reportagem, são repassadas também receitas do bom cafezinho tradicional, passado em coador de pano, até um cappuccino especial.
REMIAÇÃO – Todos os anos no Concurso Café Qualidade Paraná, os produtores de Mandaguari ficam entre os dez melhores do Estado. Depois das geadas de 1975, 1995, muitos agricultores desistiram da cultura. Com isso, a mão de obra que migou para Minas Gerais ficou escassa na região.
A opção de quem permaneceu por amor por acreditar na cultura, foi produzir menos quantidade e mais qualidade, além de implantar novas técnicas de cultivo e tecnologias modernas. Recentemente, na propriedade da Família Lopes, foi realizado um Dia de Campo, aonde foram realizadas demonstrações como máquinas colheitadeiras de café. “Para a se manter no mercado regional e abrir novas fronteiras é primordial o investimento em tecnologia”, observa Lopes.
Neste cenário destaca-se também a família Rosseto, que há mais de 60 anos cultiva o café.
2016 – Este será o ano em que a produção de café no norte do Paraná voltará ao normal depois das geadas do ano passado.Mandaguari é principal produtor cafeeiro da região, com 350 produtores do fruto, de acordo com a Cocari.
Confira reportagem
Fonte: RPC entrevista produtores de Mandaguari
Mandaguari convoca 33 candidatos aprovados em Processos Seletivos Simplificados
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h