Segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Falando de Amor
Ouvir matéria
Falando de Amor
Autora mandaguariense recebe homenagem na Escola Municipal Francisco Romagnole
São incontáveis as músicas e as poesias que falam de amor, e para perpetuar no tempo e na memória das pessoas é preciso que sejam escritas. E para prestigiar uma autora, na sexta, 26, a Escola Municipal Francisco Romagnole fez uma homenagem “O encanto das palavras com Aparecida Batista”.
A professora Natalina Morales, propôs que os alunos também escrevessem poesias para ler para a convidada. Aparecida ficou emocionada, “É gratificante receber essa homenagem das crianças” e pediu “Continuem escrevendo e acreditando”.
Para a mandaguariense Aparecida Batista, autora de três livros de poesia: “A Magia do Amor”, “Falando de Amor” e “Livre para sonhar”, existe um obstáculo: “A maior dificuldade para fazer as poesias é porque eu não sei escrever, então tenho que ditar, eu já tentei escrever, mas não consigo”.
Ainda pequena Aparecida compunha músicas sertanejas para acompanhar o pai que tocava violão. Com a infância muito pobre, Aparecida entrou na escola seis vezes, mas nunca conseguiu aprender ler, mais tarde teve acompanhamento de especialista que detectou sua dificuldade na aprendizagem. Para que suas poesias sejam transcritas precisa de um escriba, e para isso conta com ajuda da família.
A diretora Andréia Pavani, sobrinha de Aparecida conta “Quando eu era pequena eu e minha irmã éramos as escribas da tia, e tinha dia que ela estava tão inspirada que a mão chegava doer” lembra a diretora da escola Francisco Romagnole.
Aparecida tinha um gravador, que facilitava muito sua vida, mas perdeu há 14 anos, e desde então, quando surge uma inspiração já liga para suas filhas, ou pede para a sobrinha de 10 anos, que mora em frente a sua casa, para transcrever. Aparecida Batista pede gentilmente que se alguém tiver um gravador que não utilize mais, seria de muita serventia para ela “seria um grande presente” diz.
Apesar das dificuldades, Aparecida sente-se recompensada, “muitas vezes fui abordada por adolescentes que pediam poesias de amor para homenagear seus namorados(as)”. E aconselha as crianças ”Vale a pena vocês aprenderem a ler, escrever e falar de amor, porque sempre tem recompensa”.
Leia poesias de Aparecida Batista:
O Lugar Sonhado
Como é gostoso amanhecer no sertão
Acordar com passarinhos,
E com o toque do violão.
Olhar ao longe e ver,
Frutas maduras cobrindo o chão.
Este ambiente encanta,
Qualquer coração.
Não há lugar para a tristeza.
Só para a emoção.
De ver tanta beleza, ao alcance de nossas mãos.
Felicidade
Eu vou...
Por onde o vento
Me levar.
A procura de um amor, que me faça sonhar.
Para eu sentir
Que a solidão vai acabar.
E a felicidade...
Ei de encontrar.
Hoje...
Sou feliz,
Pois encontrei o que tanto
Procurava.
Encontrei
O amor que,
Tanto procurava
A palavra amor
A palavra amor.
Palavra mais doce de pronunciar,
Porque está em cada pensamento,
Cada coração, no olhar.
Está presente em cada coisa linda,
Que podemos tocar.
Palavra mágica que nos faz sonhar,
Que nos faz sentir que a vida
Só tem sentido de ser,
quando você tem alguém que ama,
perto de você!
Fonte: Autora mandaguariense recebe homenagem na Escola Municipal Francisco Romagnole
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Mandaguari começa a semana com 38 vagas de emprego; confira a lista
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h