Segunda-feira, 20 de outubro de 2014
NASF realiza atividades para marcar Dia Mundial da Sa?de Mental
Ouvir matéria
Atividades lembraram o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no último dia 10 outubro. A coordenação é do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), formado por profissio9nais da Secretaria Municipal de Saúde.
Na manhã desta segunda-feira, alunos dos colégios estaduais Vera Cruz (Cevec) e José Luiz Gori, assistiram a um vídeo sobre o assunto e uma palestra com a psicóloga Ana Carolina de Oliveira Lima. Nesta terça-feira, as mesmas atividades serão levadas até a Escola Estadual São Vicente Pallotti.
MUDANÇA – O Ministério da Saúde considerando a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a necessidade de acelerar a estruturação e a consolidação da rede extra-hospitalar de atenção à saúde mental em todas as unidades da federação, que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços fundamentais para a Reforma Psiquiátrica Brasileira e são os dispositivos estratégicos para o ordenamento da rede de atenção psicossocial em seu território de referência, tem papel estratégico na reforma do modelo assistencial e devem constituir-se como espaços de formação.
Destina incentivo financeiro para o Distrito Federal, os estados e os municípios, em caráter emergencial e temporário, para que os municípios desenvolvam Programa de Qualificação do Atendimento e da Gestão dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS. A supervisão clínico-institucional compreende o trabalho de um profissional de saúde mental externo ao quadro de profissionais dos CAPS, que trabalhará junto à equipe do serviço, no sentido de assessorar, discutir e acompanhar o trabalho realizado pela equipe, o projeto terapêutico do serviço, os projetos terapêuticos individuais dos usuários, as questões institucionais e de gestão do CAPS e outras questões relevantes para a qualidade da atenção realizada.
SERVIÇO – O CAPS de Mandaguari está localizado na Ria João Ernesto Ferreira, 1303, centro. Telefone (44) 3233-9405.
Fonte: Atividades realizadas nesta segunda-feira (20), no auditório da Fafiman (Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari)
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h