Terça-feira, 18 de novembro de 2014
Munic?pio homenageia cafeicultores premiados
Ouvir matéria
Uma solenidade simples, mas muito significativa, foi realizada na manhã desta terça-feira (18) no Gabinete do prefeito Romualdo Batista, para homenagear os cafeicultores de Mandaguari que foram destaque nas fases regional e estadual do Prêmio Café Qualidade do Paraná 2014. Durante o encontro uma novidade. Mandaguari é candidata e sediar a fase estadual do prêmio em 2015.
Receberam certificados e medalhas os primeiros colocados na fase regional. Na categoria Micro Lote, João Narciso Cedran foi o primeiro colocado, com Giovani Rosseto em segundo. Já na categoria Café Natural, os quatro primeiros colocados foram: 1º) Thiago Augusto Polles, 2º) Moacir Firmino da Rocha Junior, 3º) Roberval Simões Rodrigues, 4º) Ademir Antônio Rosseto.
E os cafeicultores que se destacaram na fase estadual do concurso foram: Roberval Simões Rodrigues (2º lugar na categoria Café Natural); Ademir Antônio Rosseto (4º lugar na categoria Café Natural); e João Narciso Cedran (5º colocado na categoria Microlote).
O evento de entrega de certificados e medalhas contou com as presenças da vice-prefeita, Ivonéia Furtado; do secretário da Agricultura, Geraldo Sincero; do presidente da Câmara Municipal, Jocelino Tavares; do presidente da Cocari, Vilmar Sebold; do responsável pelo escritório local da Emater-PR, Sergio Zafalon; do presidente do Sindicato Rural Patronal, ex-prefeito Antônio Galera; do gerente da unidade local do Sicredi Agroempresarial, Fábio Rigol da Silva e de representantes de setores ligados à cafeicultura.
HISTÓRIA – Para o prefeito Romualdo Batista, apoiar a cafeicultura local é respeitar a história de Mandaguari. “Não podemos negar nossas raízes, respeitar nossa história dos pioneiros que, através da cafeicultura, impulsionaram nossa cidade”, enfatizou o prefeito, acrescentando que “na cafeicultura temos o maior exemplo de que, quando cada um faz sua parte, todos ganham e o município cresce”.
O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, destacou que “não podemos nos esquecer nos 20 cafeicultores que fundaram a cooperativa e, inclusive, um deles está aqui entre nós, que é o Antônio Galera”. Sebold ressaltou ainda que “apesar da diversificação que hoje existe dentro da cooperativa, jamais deixamos de lado a cafeicultura, principalmente porque temos em nosso município um dos melhores cafés do País”.
O secretário Geraldo Sincero lembrou que a homenagem foi uma sugestão do prefeito Romualdo Batista e destacou o trabalho que vem sendo feito para incentivar o setor. “Temos uma programa em andamento de apoio à cafeicultura, que repassará mudas e novas técnicas para os nossos produtores, inclusive com parcerias para o início da mecanização da colheita, que já acontece em algumas propriedades e que pretendemos estender aos demais cafeicultores do município”.
Sergio Zafalon, da Emater, ressaltou que “a expectativa agora de que as chuvas esperadas proporcionem uma boa colheita e de um café de ótima qualidade”, salientando ainda que “Mandaguari há muitos anos é destaque na cafeicultura estadual e nacional e isso tem sido motivo de orgulho para todos nós”.
Fonte: Uma solenidade simples, mas muito significativa, foi realizada na manhã desta terça-feira (18) no Gabinete do prefeito Romualdo Batista
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h