Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Sustentabilidade
Ouvir matéria
Simples, de baixo custo, mas com um grande alcance educacional, social e ambiental. Assim é o Projeto de Sustentabilidade Urbana para o Parque da Pedreira de Mandaguari. A ideia foi lançada pela bióloga e voluntária Lucia Regina Perego Grupo e que obteve o imediato apoio da Prefeitura, através das secretarias da Educação e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, além da Escola Municipal Yolanda Cercal.
Segundo o projeto de Lucia Regina, a cidade de Mandaguari possui um belo parque localizado no centro da cidade, fundado em 1998 e hoje é um dos principais pontos turísticos. Vale lembrar que o projeto trouxe também a parceria do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), que liberou o plantio das espécies no parque.
Nesta semana, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Yolanda Cercal, juntamente com a diretora Silvia Maria Peloso e professoras, efetuaram o plantio de mudas de árvores frutíferas no parque. Também participaram o secretário do Meio Ambiente, Paulo Conte e a secretária da Educação, Adenise Batista.
De acordo com a bióloga voluntária que idealizou o projeto, “os principais objetivos são: alcançar os educandos sobre a importância de um parque comestível na cidade; realizar o plantio de espécies frutíferas no Parque da Pedreira de Mandaguari; coletar dados com a comunidade durante doze meses; e divulgar a cidade como exemplo de sustentabilidade urbana na região”.
ESPÉCIES – A lista das frutíferas selecionadas para o projeto
Constam de 13 espécies nativas e exóticas, com três exemplares de cada uma. As nativas são: Araçá, Gabiroba, Jaboticaba, Pitanga, Ingá e Umbu. Já as exóticas são: Acerola, Carambola, Calabura, Cereja, Graviola e Nespera (também conhecida como Ameixa Amarela).
No total foram plantadas aproximadamente 36 árvores frutíferas. O projeto será acompanhado por um semestre, constando de atividades ambientais sobre sustentabilidade urbana como estudantes envolvidos no processo.
Fonte: Parceria promove pomarização do Parque da Pedreira
Mandaguari convoca 33 candidatos aprovados em Processos Seletivos Simplificados
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h