Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015
Revitaliza??o da Cafeicultura
Ouvir matéria
Com o lançamento oficial do Programa de Revitalização da Cafeicultura e a entrega das primeiras mudas, tem início mais um novo capítulo na vida dos produtores rurais de Mandaguari, que fortalece ainda mais uma cultura que tem tudo a ver com o desenvolvimento e a própria história do município. O fortalecimento do setor está sendo possível graças à criação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, um dos compromissos do prefeito Romualdo Batista.
O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (3) no Viveiro JRR, do produtor José Roberto Rocco, um dos parceiros o programa ao lado de Basílio Alonso, o Viveiro Alonso. Nesta primeira etapa serão entregues 60 mil mudas. O total de mudas a serem distribuídas até o primeiro semestre de 2016 é de 500 mil. São parceiros neste programa os agricultores, Emater-Pr, Cocari, Maplan (Planejamento e Administração Agropecuária) e Cafeeira Boa Esperança.
Participaram do evento a vice-prefeita Ivonéia Furtado, o presidente da Câmara Nilton Boti e seu vice Jocelino Tavares, secretário da Agricultura, Geraldo Sincero, secretári9o de Governo Eduardo de Miranda, secretário de Obras Elvis Cássio de Souza, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Paulo Conte, secretária da Assistência Social Vâine Michelan Batista, a secretária da Saúde, Marcia Serafini, presidente do Sindicato Rural Patronal, Antonio Galera, gerente do entreposto da Cocari em Mandaguari, Cássio Sespede e o agrônomo Roberval Simões Rodrigues. A Emater esteve representada pelos servidores Ernesta Cogo e Jonathan Silva. Vitor Hugo Schincariol, do setor de Crédito Rural, representou a agência local do Banco do Brasil.
HISTÓRICO – “Trata-se um marco na história de Mandaguari, que já viveu bons e maus momentos na cafeicultura, uma lavoura que sobreviveu graças ao amor e persistência de produtores que nunca desistiram do café”, observou o prefeito Romualdo Batista. Ele afirmou ainda que “o lançamento do programa é uma chamada para que os agricultores voltem a acreditar nessa lavoura chamada de ouro verde e que faz parte da história do nosso município, como eu mesmo pude testemunhar nos tempos em que residia na zona rural com nossa família”.
O prefeito lembrou ainda do desafio de aumentar dos atuais 960 hectares para 2.500 hectares nos próximos anos. “estas 500 mil mudas fazem parte do compromisso do município com nossos cafeicultores”, lembrou, já que existia a expectativa de outras 500 mil que seriam repassadas pelo Governo do Estado.
Batista frisou ainda outros projetos importantes que estão recuperando estradas rurais e do Programa Caminhos do Crescimento, que na primeira etapa irá pavimentar com pedras irregulares sete quilômetros até 2016, iniciando o trabalho pela Estrada Alegre.
PUJANÇA – Para o secretário da Agricultura, Geraldo Sincero, “não se trata apenas da entrega de mudas, mas sim um programa de dinamização da cafeicultura, tendo como retorno uma Mandaguari pujante na produção de café”. Segundo ele, o município tem tradição no setor cafeeiro, mesmo depois das geadas das décadas de 70 e 80 e a mais recente (2013). “Na década de 70 cerca de 160 agricultores desistiram do café, mas quem ficou manteve a cultura em pé e investiram em qualidade, que hoje é referência nacional”.
O secretário fez questão de enaltecer o apoio do prefeito e o trabalho incansável dos parceiros no programa. “O trabalho só está sando resultados positivos graças à somatória de esforços e ao profissionalismo daqueles que nele estão envolvidos”, concluiu.
PERSEVERANÇA – Falando em nome dos produtores, o agricultor e empresário rural Fernando Lopes destacou a importância da persistência daqueles que jamais abandonaram a cafeicultura. E falou com propriedade, pois é representante da terceira geração de produtores de café. “Este programa vai incentivar ainda mais aqueles que jamais desistiram e incentivar outros agricultores a investir na cafeicultura”, enfatizou.
ENTREGA – Na solenidade de lançamento foi realizada a entrega simbólica de mudas aos cafeicultores João Narciso Cedran, Desidério Gavioli e Valdeci Piazentin, que na oportunidade representou o pai, José Geraldo Piazentin.
Fonte: Programa busca fortalecer ainda mais a cafeicultura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h