Município

Menos Burocracia

Quinta-feira, 26 de março de 2015

Menos Burocracia


Ouvir matéria

Até o fim de 2016, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) será o único balcão para abrir, alterar ou encerrar uma empresa no estado. Convênio assinado entre a Junta, Sebrae e secretarias estaduais da Fazenda e Indústria e Comércio vai garantir o investimento de R$ 8 milhões em três anos para adequação do sistema de ­software que deve reduzir a burocracia na abertura de novos negócios e implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Paraná.

E a partir desta semana Mandaguari começa a se preparar para integrar a rede. Para tanto, nesta quinta-feira (26), consultores credenciados do Sebrae-Pr estiveram na Prefeitura para repassar informações aos servidores de secretarias municipais do Planejamento, Desenvolvimento Econômico. O prefeito Romualdo Batista estava representado pela vice-prefeita, Ivonéia Furtado.

O programa foi apresentado pelos consultores Eberson Tibes e José Osório Chaves.

Hoje, uma empresa não sai em menos de 30 dias, o que coloca o BRASIL em 126º lugar no ranking mundial no prazo para abrir uma empresa. Na Nova Zelândia, o mesmo processo é feito em 80 minutos.

Por meio da Redesim, os cadastros serão compartilhados, eliminando a peregrinação do empresário em diferentes órgãos, como Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná. Para isso, o Sebrae vai trabalhar no alinhamento de legislações municipais e na implantação do sistema integrador, já testado em outros cinco estados, como Rio Grande do Sul e Alagoas.

"É preciso desburocratizar os processos nos municípios e alinhar formulários, para que todos os órgãos possam trabalhar a base de dados ao mesmo tempo", explicam os consultores do Sebrae.

 

No cronograma da Redesim, 40 municípios fizeram parte do projeto piloto em 2014. Este ano, serão mais 210 e os 149 restantes, em 2016. A primeira medida prática do convênio foi estabelecer a Jucepar como a nova emissora de CNPJ no estado. A partir de setembro, 66 escritórios da Junta estarão aptos a emitir o documento. Depois de completamente instalado, a previsão é reduzir o prazo de abertura de empresas de baixa complexidade para cinco dias.

Fonte: Mandaguari inicia implantação da Redesim

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/02/2026 13:07:08