Terça-feira, 28 de abril de 2015
Inaugura??o da Pista de Esportes Radicais
Ouvir matéria
A presença garantida do hexacampeão brasileiro Gilmar Flores, o “Joaninha” (foto) e de pilotos de vários estados e até do Paraguai na inauguração da pista de esportes radicais de Mandaguari no dia 1º de maio próximo, já dá uma dimensão desta que já está sendo considerada uma das maiores do Paraná e uma das melhores do País.
A pista está localizada na BR-376, saída para a Jandaia do Sul. Contando com a inauguração, serão três dias de competição de Motocross (11 categorias), Velocross (2 categorias) e Mountain Bike (5 categorias).
Mesmo antes de ser aberta oficialmente a pista já está sendo considerada uma das melhores do gênero pelos especialistas no assunto. “Um sonho que virou realidade, pois mais de 25 anos de luta, mas agora com toda a ajuda da Prefeitura, contamos com uma das maiores pistas do estado do Paraná e de nível nacional”, comemora o casal Gilberto e Kátia Dionísio, que estão entre os maiores incentivadores destes esportes na cidade.
Os treinos livres e a prova de Mountain Bike serão realizados no dia 1º de maio no período da manhã. A inauguração oficial está prevista para as 15 horas, logo depois de o segundo treino livre do dia. “Joaninha” participará da solenidade e estará ao lado dos pilotos nas provas de Velocross e Motocross MX1. O dia 2 de maio será liberado para o treino livre de Motocross, que terá as provas das 11 categorias no dia 3.
O CONVIDADO - Como a maioria dos pilotos de FMX no Brasil, Gilmar "Joaninha" Flores começou a carreira no Motocross em 1999. Ele corria em Mato Grosso representando as cidades de Sinop e Santa Carmem, já com o apelido de Joaninha (recebido porque trabalhava na oficina do Besouro. Como é pequeno - tem 1,68 metros - foi chamado de Joaninha).
As primeiras manobras começaram a aparecer nos finais das corridas, quando, no salto de chegada, Joaninha tirava um pé da moto, depois os dois, uma mão e assim começou a aparecer o piloto de FMX, modalidade nova no país na época.
O salto na carreira aconteceu em 2003, quando Jorge Negretti fez um show de FMX em Sinop e conheceu Joaninha. O talento foi reconhecido e imediatamente surgiu o convite para treinar com os melhores pilotos do Brasil em Bragança Paulista.
A competitividade aflorou e Joaninha definiu como meta realizar o backflip (giro de 360º invertido). Começou a treinar e fazer a manobra sobre alguns colchões. Nos Jogos Urbanos, em 2005, se sentiu confiante e executou a manobra em competição pela primeira vez. Na final Joaninha caiu e perdeu o título.
Depois disso vieram os títulos e apareceram os convites para competições internacionais. Viajou ao México para o Red Bull X-fighters e, no Brasil voltou a disputar a competição. Foi finalista no X-Games Brasil em 2008 e em 2009 terminou em 5º lugar na etapa brasileira do campeonato mundial (melhor colocação de um brasileiro na história da competição).
SERVIÇO – Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (44) 3233-3252 e (44) 9971-1168.
Fonte: Adeptos de esportes radicais, como o motocross, comemoram inauguração de uma das melhores pistas do País
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h