Município

Mandaguari participou do Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Quarta-feira, 20 de maio de 2015

Mandaguari participou do Dia Nacional de Luta Antimanicomial


Ouvir matéria

As condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. Ainda acontecem manifestações em todo o país no dia 18 de maio, para que se mantenha vivo o cuidado com os doentes, e para que fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade e maltratados como eram antigamente, mas sim orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo.

 

Desta forma, em comemoração a esta data o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) de Mandaguari realizou evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na segunda-feira dia 18 de maio, com início às 9h00 horas na Praça Bom Pastor. Foi realizada uma marcha daquele local até o Módulo Cultural, onde todos assistiram à uma apresentação enfocando o objetivo da data.

 

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pelo combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos. Faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 

Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização.

 

O Movimento teve início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.

 

Outra conquista importante foi a aprovação, em 2001, da Lei 10.216, de autoria do então deputado Paulo Delgado, após 12 anos de discussões e resistência dos setores mais retrógrados. Esta lei preconiza a reestruturação da atenção em saúde mental, defende os direitos das pessoas que necessitam de tratamento e propõe a criação de serviços que ofereçam este tratamento sem que isto signifique exclusão da vida social ou perda dos diretos e do lugar de cidadão.

 

 

Referência: Associação de Volta Para Casa. Disponível em: http://www.assdevoltaparacasa.org.br/page9.htm

Fonte: O CAPS de Mandaguari realizou evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na segunda-feira dia 18 de maio.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/02/2026 09:30:15