Quinta-feira, 02 de julho de 2015
Sala do Empreendedor traz agilidade no atendimento ao microempreendedores de Mandaguari
Ouvir matéria
Na manhã desta quarta-feira (1ºde julho), foi inaugurada oficialmente no prédio da Prefeitura de Mandaguari, a Sala do Empreendedor. O programa tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Aceman (Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari) e ARD (Agência Regional de Desenvolvimento) com o objetivo de formalizar e apoiar os microempreendedores instalados no Município.
Hoje, Mandaguari tem mais de 800 Microempreendedores Individuais (MEIs), que passam a contar com um serviço especializado por parte da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Turismo e Meio Ambiente, setor onde foi instalada a Sala de Empreendedor.
“Com a inauguração oficial da Sala do Empreendedor, a Prefeitura visa atender com mais dedicação ao setor empresarial responsável pela maioria dos empregos do nosso Município. Nele, o empreendedor informal pode se regularizar, tornando-se um Micro Empreendedor. Isso fará com que ele tenha várias vantagens, como prestar serviço à própria Prefeitura, ter direito ao auxílio doença e à aposentadoria”, disse o prefeito Romualdo Batista.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Conte, o trabalho irá auxiliar na abertura de novas empresas, apoiando o microempreendedor com orientação, auxílio na abertura e de crédito às empresas e na sua capacitação. “O foco da Sala do Empreendedor é o microempresário. É uma extensão dos serviços à população. E o que estamos percebendo é que muitos empreendedores, que hoje estão na informalidade, procuram se legalizar, daí a importância do acesso dos empreendedores à informação e da importância desse trabalho da Sala do Empreendedor na orientação e capacitação para que eles se motivem a se formalizarem no mercado de trabalho”, afirma.
Já o consultor do setor de Políticas Públicas do SEBRAE-PR, Carlos Facco, elogiou a iniciativa da administração municipal e dos parceiros, lembrando de outros projetos do órgão já implantados no município: Rede SIM (Empresa Fácil), Cidade Empreendedora, Negócio a Negócio e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pelo SEBRAE no Estado em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo incentivar comportamentos empreendedores em alunos do 1º ao 5º ano e estimulá-los a buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
INÉDITO – O presidente da Aceman, André Scariot, foi taxativo em afirmar que “nunca na história do município, o poder público proporcionou tamanho apoio à entidade e aos empresários locais, em especial aos micro e pequenos empreendedores”.
Com a Sala do Empreendedor, o processo de formalização das empresas acontece sem burocracia e com despesas reduzidas. Outra vantagem é o acompanhamento técnico contábil, a custo zero. Além disso, os empresários recebem treinamentos específicos nas suas áreas de atuação, gratuitos ou de baixo investimento. Busca-se com isso promover a capacitação empresarial e a gestão de negócios, condições indispensáveis para a sobrevivência e o crescimento de empresas no mercado.
Para facilitar, a Sala do Empreendedor destinou um espaço especialmente preparado para atender os empresários. Instalada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no térreo do Paço Municipal, ela oferece informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, bem como a realização de encaminhamento dos documentos aos órgãos responsáveis.
SAINDO DA INFORMALIDADE – Duas microempreendedoras individuais do município participaram da solenidade e receberam o Alvará de Licença, saindo de vez da informalidade.
Rosangela Aparecida Martins, proprietária de uma lanchonete no Jardim Delgado, não escondeu a satisfação de estar devidamente regularizada. “É um grande passo, porque a partir de agora posso trabalhar tranquila com as licenças do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, ou seja, começa para mim uma nova etapa, é tudo de bom”, afirmou.
Julia de Lourdes Moreira Santos tem uma pequena mercearia na Vila Vitória e se mostrou otimista com as mudanças. “Fica bem melhor para trabalhar e para quem pensa em crescer é um ótimo começo para mi, que hoje sou pequena, mas devagar posso chegar lá, tanto que já vou contratar uma pessoa para me ajudar no meu comércio”, comemorou.
AUTORIDADES - Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Nilton Boti, ao lado dos vereadores Pedro Ricieri e Jocelino Tavares, o diretor da Fafiman, José Natal de Oliveira e dos demais representantes do SEBRAE-PR, Claudio Serrato, Gustavo Ishikawa e João Carlos Leonello.
Fonte: Município tem mais de 800 microempreendedores individuais
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h