Terça-feira, 14 de julho de 2015
Base de Mandaguari do SAMU Regional est? quase pronta
Ouvir matéria
Está praticamente tudo pronto para colocar em operação o SAMU Regional de Mandaguari. Já está em fase de acabamento a Unidade de Suporte Básico (USB), uma obra de 63,84 metros quadrados, anexa ao prédio do quartel do Corpo de Bombeiros. A nova área vai abrigar a sala de utilidade e assepsia, alojamentos masculino e feminino e abrigo para ambulância.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem a finalidade de prestar socorro à população em casos de emergência, através de um veículo com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as urgências de natureza clinica da população. Mandaguari sediará uma das cinco USB da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), que congrega 30 cidades.
A tendência é melhorar a qualidade nos atendimentos de urgência, tanto em Mandaguari quanto na cidade de Marialva.
A partir da implantação definitiva a tendência é aumentar a sobrevida dos pacientes nos atendimentos de urgência. Quem ganha com isso é o cidadão, que terá um ganho na qualidade do serviço.
O SAMU regionalizado funcionará por meio da Central Única de Regulação, sediada em Maringá, através de telefone 192, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Os 30 municípios foram divididos em regionais em Mandaguari, Colorado, Astorga, Maringá e Nova Esperança.
OPERACIONALIZAÇÃO – A partir da implantação do SAMU Regional em Mandaguari, ao ligar para 192, a população das cidades envolvidas na regionalização será atendida por um técnico, que vai fazer a triagem do caso e transferir a ligação para o médico regulador, responsável pelo diagnóstico da situação. Ele já iniciará o atendimento ao paciente ainda por telefone, orientando quem fez a chamada sobre os primeiros procedimentos que devem ser realizados até a chegada da equipe. Caberá ao médico avaliar a situação e destinar a equipe correta ao local da ocorrência, de acordo com a gravidade do caso.
Fonte: Mais um benefício para a saúde do município
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h