Governo

Mandaguari est? aderindo ao programa ?Cidades Resilientes? da ONU

Sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mandaguari est? aderindo ao programa ?Cidades Resilientes? da ONU


Ouvir matéria

Conforme definição da ONU (Organização das Nações Unidas), uma cidade resiliente é aquela que consegue resistir, absorver e se recuperar de maneira mais eficiente aos efeitos de um desastre, evitando a perda do maior número possível de vidas e reduzindo prejuízos. E Mandaguari entra na lista das cidades paranaenses que vão iniciar om processo de adesão ao programa “Cidades Resilientes”.

Os primeiros detalhes do programa foram discutidos na manhã desta sexta-feira (31) no Gabinete do prefeito Romualdo Batista, que recebeu o tenente Jeferson José Rossato e o subtenente Jorge Luiz Schumacher, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Paulo Conte, coordenador da Defesa Civil no Município, também participou da reunião.

Até agora apenas 14 municípios paranaenses obtiveram reconhecimento da ONU como cidades resilientes, ou seja, com boa capacidade de resposta para desastres. Outras 11 estão com o processo em andamento.

O PROJETO - O Brasil é o país com o maior número de cidades resilientes no mundo, com 282 municípios cadastrados no programa, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha Construindo cidades resilientes pretende preparar regiões de todo o planeta para prevenir impactos causados por desastres.

O termo “resiliente”, que vem da física, é usado para definir a capacidade de alguns materiais se recuperarem após sofrer algum tipo de deformação. Para a ONU, cidades resilientes são as que mantêm, em parceria com a entidade, programas para que os municípios possam resistir, absorver e se recuperar de desastres.

 

Os prefeitos das cidades participantes assinam compromisso com a ONU para realizar ações com o objetivo de reduzir os impactos causados por desastres. As prefeituras passam a cumprir o que chamamos de passos para cidades resilientes, como mapear os locais de risco e restringir a construção nesses lugares. O principal benefício do projeto é criar uma cultura de prevenção.

Fonte: Município vai buscar reconhecimento do órgão internacional

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/02/2026 09:30:15