Quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Mandaguari se prepara para sediar final do Concurso Caf? Qualidade Paran?
Ouvir matéria
Mandaguari está se preparando para vai sediar a fase final da edição 2015 do Concurso Café Qualidade Paraná, que será realizada no dia 29 de outubro próximo. Chegando a sua 13ª edição, vem estimulando não apenas a melhoria na qualidade do produto paranaense, mas também o aprimoramento da gestão da propriedade em aspectos de manejo técnico das lavouras, cuidados com o ambiente e com a própria saúde dos produtores.
“A gestão faz a diferença na produtividade e na qualidade” é o slogan do concurso, que trará para a cidade produtores de todo Estados alguns dos maiores especialistas em café. Estes será o primeiro grande evento a ser realizado pela recém-criada Secretaria da Agricultura e Abastecimento do município com o apoio de vários parceiros das iniciativas pública e privada.
O Concurso é promovido pela Câmara Setorial de Café e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (por meio das vinculadas Iapar e Emater-PR), em parceria com a Prefeitura de Mandaguari, com o apoio da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, do Consórcio Pesquisa Café, Cocari, Cooperativa Integrada, Coopacol, Cocamar, indústrias torrefadoras e empresas ligadas ao setor no Estado.
Os cafeicultores concorrem em três categorias - cereja descascado, natural e microlotes da pequena agricultura familiar. A competição teve início com disputas regionais, que habilitam para a prova final. Os finalistas dividirão um prêmio de R$ 30 mil e terão garantida a compra, pelo Governo do Paraná em parceria com a iniciativa privada, dos lotes por um preço no mínimo 25% superior à cotação registrada na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F). No ano passado, esse ágio chegou a 100%.
Além disso, o lote vencedor de cada uma das categorias do concurso tem seu lote encaminhado para representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
PARANÁ - A cafeicultura ocupa no Paraná uma área de 52,9 mil hectares, a maior parte ocupada por pequenos produtores, com lavouras de até 10 hectares. Espera-se uma produção de um milhão de sacas beneficiadas em 2015.
Fonte: Evento será no final de outubro
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h