Eventos

Palestra aborda novo papel do homem no ambiente dom?stico

Segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Palestra aborda novo papel do homem no ambiente dom?stico


Ouvir matéria

“Ser Homem: Entre Indivíduos, Nomadismo, Vivendo a Decadência da Família Sedentária”. Este foi o tema da palestra proferida palestra do jornalista e professor Gilson Aguiar, na última sexta-feira (20) à noite no plenário da Câmara Municipal de Mandaguari. O evento faz parte das atividades do “Novembro Azul” e foi promovido pelos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

         O palestrante falou sobre as mudanças na instituição familiar, a emancipação da mulher, sexualidade e o novo papel do homem. Para ele “é louvável quem se dispõe a debater o tema aonde se cobra muito da figura masculina, para que ela mantenha um papel conservador, que reproduz os valores dos seus pais dos seus avós, que já não cabem mais numa sociedade contemporânea, onde a mulher se emancipa e o homem tem que desempenhar uma nova função”.

         Falando para um público predominantemente masculino, Aguiar afirmou que o homem não é mais o provedor, o todo poderoso do lar. “O respeito à mulher é fundamental, pois a igualdade ainda é um desafio para os homens, principalmente quando se fala de mercado de trabalho, na convivência doméstica, ou seja, dividir as decisões da casa junto com a companheira”.

         E a principal indagação lançada pelo palestrante foi: Qual então é o papel do homem, já que a mulher está se emancipando? E ele mesmo reponde: “É ficar autônomo e não depender mais dela e não querer buscar uma parceira parecida com a sua mãe, para que possa cuidar dele. O homem precisa governar sua vida por si só e ter uma parceira e não quem cuide dele, pois, afinal de contas a mãe é dos seus filhos, ou seja, o homem tem que deixar de ser uma criança adulta no ambiente doméstico e não ser mais um filho de uma mãe com quem se casou”, conclui.

Fonte: Instituição familiar passa por mudanças

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   02/10/2025 14:27:44