Variedades

CURIOSIDADE: A lenda do monge de Mandaguari

Segunda-feira, 07 de dezembro de 2015

CURIOSIDADE: A lenda do monge de Mandaguari


Ouvir matéria

Quando Mandaguari ainda era apenas um povoado de casas rústicas e era chamado de Vitória, antigos moradores contavam histórias sobre um monge que teria vivido na região onde mais tarde foi construído o aeroporto (hoje Jardim Boa Vista).

Os primeiros moradores que aqui chegaram teriam ficado espantados ao avistarem em meio da mata um religioso, provavelmente um eremita, morando em uma modesta cabana de troncos e coberta por ramos, onde havia a imagem de Virgem Maria. Segundo a lenda, o religioso evitava o contato com os colonos e somente uma vez teria confirmado que morava ali já há algum tempo, mas não disse quem era, nem de onde teria vindo e o que fazia.

Recusou-se terminantemente a prestar informações sobre sua vida. E quando os colonos insistiam nas indagações ele simplesmente falava em uma língua estranha e se embrenhava na mata.

Os colonos sempre iam procurá-lo, pois não tinham desistido de levá-lo para o seu convívio. Chegando até o local encontraram a cabana totalmente queimada q e que o monge havia partido dali.

Isso aconteceu ou é apenas mais uma lenda? É como diz o contador de histórias Chicó, personagem da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna: “Não sei, só sei que foi assim”.
Fonte: http://mandaguarigeral.blogspot.com.br/

Fonte: Histórias que o povo conta

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   20/02/2026 17:16:21