Quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Alunos de escola municipal participam de j?ri simulado
Ouvir matéria
Encerrando a primeira edição do projeto “Cidadania também se aprendem na Escola”, alunos da Escola Municipal Ary da Cunha Pereira, participaram nesta quarta-feira (9) de júri simulado no Tribunal do Júri – Fórum de Mandaguari. Na simulação os alunos vestiram a toga, representaram o papel de juiz a réu, para julgar um caso fictício de bullying na escola.
Apesar de o caso ser fictício, o bullying é um assunto que tem sido bastante discutido e faz parte do cotidiano da comunidade escolar. Os alunos julgaram o caso de um aluno que ofendeu um colega na fila de espera da brincadeira de pula corda no horário de recreio. O réu foi acusado de ter empurrado o colega e de tê-lo chamado de “chupeta de baleia”, por conta de sua obesidade.
No final do julgamento, que foi acompanhado atentamente pela juíza da Comarca, Ângela Karina Chirnev Pedotti Audi, os jurados deram a veredicto e a sentença foi lida pela juíza mirim. O réu foi condenado realizar uma pesquisa sobre o bullying e apresentar um resumo para a escola, além de pedir desculpas em público para toda a comunidade escolar.
Realizado pela primeira vez em Mandaguari, o projeto teve outras atividades no segundo semestre deste ano. Nesta fase foram premiadas as melhores redações e poesias escritas pelos alunos do 5º ano das seis escolas municipais, com base numa cartilha sobre Justiça e Cidadania e também numa visita feita pelos alunos ao Fórum local.
O projeto foi viabilizado através do Poder Judiciário, representado pela Associação dos Magistrados Brasileiros e a Prefeitura de Mandaguari, por intermédio da Secretaria da Educação.
Fonte: Justiça e Cidadania
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h