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PROCON Municipal divulga balan?o de 2015

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PROCON Municipal divulga balan?o de 2015


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O PROCON de Mandaguari divulgou esta semana o balanço de atendimentos e o ranking das reclamações relativas ao ano de 2015. De acordo com o órgão foram registadas 3.600 procedimentos, compreendendo as reclamações, orientações, notificações e processo administrativos.

         No ranking das reclamações as telefonias móvel e fixa foram as campeãs, com 30% dos registros. Produtos com defeito, como eletrodomésticos, aparelhos celulares, eletroeletrônicos, entre outros, aparecem em segundo lugar, com 25%. Em seguida estão as financeiras (10%) e as agências bancárias (9%). Outros setores de produtos e serviços somam 26% das reclamações registradas no ano passado.

 

O órgão, ligado à Secretaria de Governo do município, por intermédio da Procuradoria Jurídica, tem o compromisso de atuar com determinação a serviço do consumidor. As relações de consumo, reguladas pela legislação, são protegidas e devem, sempre que necessário, ser supervisionadas pelos órgãos competentes. O PROCON de Mandaguari atua tanto de maneira preventiva, orientando fornecedores e consumidores, e intervindo quando necessário, quanto de maneira corretiva, de modo a garantir ao consumidor o respeito a seus direitos e prerrogativas.
          Em favor desse do consumidor, o PROCON orienta quem o procura, seja pessoalmente, seja por telefone. A primeira opção é sempre a busca da solução consensual, através do diálogo e da demonstração clara da estipulação legal. Em não havendo solução nessa mediação, as demandas são transformadas em processo e seguem a tramitação estabelecida pelas leis de defesa do consumidor, com as eventuais sanções administrativas previstas para o fornecedor que infringir as normas.
          O acesso ao PROCON é gratuito e aberto: orientações, respostas a dúvidas de fornecedores e consumidores e o atendimento a reclamações podem ser dirigidas pelo telefone (44) 3233-3539, através do e-mail mandaguaripr@procon.pr.gov.br ou pessoalmente na Rua Interventor Manoel Ribas 486, no centro da cidade.

Fonte: Defesa do consumidor

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