Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari tem recebido solicitações para o uso do fumacê em diversos bairros da cidade.Entretanto, o setor de Vigilância Sanitária esclarece que, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, só é permitido o uso do inseticida nas regiões com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
O inseticida é utilizado para atender a demanda destas doenças, conforme a legislação. Ele é permitido em casos de epidemia de dengue. A população acredita que o fumacê nos bairros acabará com todos os mosquitos e pernilongos, o que não é verdade, pois não acaba com os criadouros e só pode ser usado em localidades onde existe o alto índice de infestação do Aedes aegypti, equivalente a 5%, e a transmissão da dengue com casos notificados.
Vale ressaltar ainda que o uso do carro de fumacê com frequência pode resultar em um efeito inverso e, em vez de eliminar o mosquito, pode contribuir para que ele fique mais resistente à ação do inseticida, deixando o combate à doença mais difícil.
Fonte: Inseticida só é aplicado em área com alto índice de infestação
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h