Saúde

Lan?ado programa para humanizar atendimento ? sa?de na zona rural

Terça-feira, 22 de março de 2016


Ouvir matéria

Num trabalho inédito em Mandaguari a Secretaria de Saúde está cadastrando famílias da zona rural para a implantação do Programa Saúde da Família Rural, o PSF Rural, que vai humanizar o atendimento básico nas chácaras, sítios e fazendas, localizadas ao longo do mais de 600 quilômetros de estradas rurais do município. Até o início desta semana já haviam sido cadastradas 279 famílias, num total de 789 pessoas.

         A equipe está sediada na UAPSF – Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família, localizada entre o Jardim Esplanada e o Conjunto Habitacional Tancredo Neves. Toda segunda-feira a equipe sai a campo para efetuar o cadastramento, aferir a pressão arterial e levantar dados sobre a saúde dos moradores da zona rural. Até agora já foram cadastradas famílias das estradas Promessa, Rochedo, Vitória de São Pedro, São Cosme, Paraíso, Carijó, Keller e São Carlos. Esta semana teve início o trabalho na Estrada Cambota.

         Nesta semana, o casal José Ribeiro Filho (67) e Doroti Bem (58), recebeu a equipe que está realizando o cadastro. “Tenho pressão alta, mas interrompi o uso do remédio para controlar”, disse Doroti à equipe que, imediatamente a orientou a agendar uma consulta para retomar o uso do medicamento. “Eu nunca tomei remédio nenhum, nunca medi a pressão e também não consultei com médico nenhum”, afirmava Ribeiro, enquanto a equipe aferia sua pressão e passava orientações sobre a importância da prevenção para evitar problemas de saúde.

         Outra vantagem do PSF Rural será uma equipe exclusiva para efetuar o atendimento dos usuários do sistema público de saúde no local onde residem e o agendamento de consultas, que poderá ser feito através do telefone da UAPSF: 3233-4573. A equipe que ficará à disposição dos moradores da zona rural é composta de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e dois ACS – Agentes Comunitários de Saúde.

         Segundo o levantamento do PSF Rural, as pessoas cadastradas estão assim distribuídas: Hipertensos; Diabéticos; Domiciliados, que são pessoas não saem de casa por algum problema de saúde; Acamados; Crianças de 0 a 14 anos; Mulheres; Gestantes; e Idosos.

De acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010, a população da área rural de Mandaguari é de cerca de 1.800 pessoas, mas este número tem aumentado por conta do apoio do município à cafeicultura e ao agronegócio, além da instalação de granjas impulsionada pelos abatedouros de frango existentes no município e na região. A diversificação da lavoura e a transformação das pequenas propriedades em microempresas rurais é outro fator que está incentivando as famílias a optar por trabalhar e morar na zona rural.

Fonte: PSF Rural

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   20/02/2026 17:16:21