Ouvir matéria
Diante do aumento dos casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no Estado, a Secretaria de Saúde de Mandaguari, através do setor de Vigilância Sanitária, expediu uma nota oficial, para destacar a importância da participação da sociedade civil organizada no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor destas doenças que estão preocupando autoridades de saúde de todo País.
Segundo a nota, é de extrema importância a participação e a iniciativa de instituições privadas e de toda a sociedade civil organizada para desenvolver estratégia de combate do mosquito. O setor de Vigilância Sanitária do município esclarece que várias ações já estão sendo realizadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
A saúde realiza orientações através de seus Agentes de Combate a Endemias em visitas diárias em imóveis (residências e empresas), bem como realizam a eliminação de criadouros de mosquitos. Proprietários de imóveis onde são encontrados os focos do mosquito estão sendo notificados para que providências sejam tomadas.
São efetuados bloqueios com inseticida (fumacê) onde há notificações de casos suspeitos de dengue, Zika Vírus e Chikungunya através de bomba motorizada costal. São realizadas ainda visitas quinzenais às borracharias, laminadoras de pneus, ferros velhos, cemitério e demais locais que acumulem grande quantidade de possíveis criadouros do Aedes aegypti, fazendo a eliminação de água parada com aplicação de inseticida.
Outra iniciativa da secretaria de Saúde é o projeto “Vigilância Legal”, instituindo Procedimentos Administrativos Sanitários às pessoas físicas e jurídicas quando do descumprimento das legislações sanitárias que visam promover a prevenção da saúde pública, gerando ao final destes procedimentos penalidades previstas em lei.
O setor de Vigilância Sanitária tem como objetivo apoiar toda e qualquer ação ou iniciativa de instituições privadas e de toda a sociedade civil organizada que vise colaborar no combate ao Aedes aegypti. Também se coloca à disposição, de maneira direta e indireta as instituições de ensino, clubes de serviços, instituições religiosas e toda a sociedade civil organizada, através do compartilhamento do conhecimento técnico-científico-profissional dos servidores públicos lotados no setor de Vigilância Sanitária, disponibilizando todo o tempo necessário para as devidas orientações s e esclarecimentos.
É função da Vigilância Sanitária através de seus servidores devidamente capacitados e legalmente habilitados para exercer suas atividades diárias, que incluem o esclarecimento e orientação a toda e qualquer pessoa ou instituição que necessitem de informações sobre as atividades desenvolvidas pelo setor.
O setor de Vigilância Sanitária funciona na sede da Secretaria de Saúde de Mandaguari, na Rua Zacarias de Vasconcelos esquina com a Rua Padre Antônio Lock. Telefone: (44) 3133-0329.
Fonte: Mobilização
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Mandaguari começa a semana com 38 vagas de emprego; confira a lista
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h