Quarta-feira, 25 de março de 2020
Ouvir matéria
O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, Romualdo Batista, divulgou nota à população pela manutenção das medidas adotadas na região para conter o avanço do contágio pelo coronavírus; em defesa da vida; e pela redução de mortes. Confira a íntegra:
À POPULAÇÃO PARANAENSE
Desde a ocorrência dos primeiros casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus – Covid-19 -, os prefeitos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), estão mobilizados e alertas. De forma conjunta e coordenada, os gestores públicos têm adotado todas as medidas necessárias para proteger a vida de cerca de 900 mil pessoas que residem na região. O momento crítico exige serenidade, equilíbrio e pulso firme.
Nas palavras do presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, a pandemia é “grave”. No mundo, até o momento, já foram registrados mais de 420 mil casos confirmados da doença. Cerca de 19 mil pessoas perderam a vida, por causa do contágio do coronavírus; 46 delas, no Brasil.
Clóvis Arns reforça que o nosso País está em uma “curva crescente” de novos casos, com “transmissão comunitária” do vírus. “O número de infectados dobra a cada três dias”, ressalta.
Neste cenário de franca disseminação comunitária da Covid-19, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a maior restrição social, com fechamento do comércio e da indústria não essencial, aliada à proibição de aglomerações humana, é a melhor prevenção. Por isso, é uma medida adotada na Europa e nos Estados Unidos da América.
“Ficar em casa”, para Clóvis Arns, é a resposta mais adequada para a maioria das cidades brasileiras.
É com o respaldo das recomendações dos especialistas da região da Amusep, ratificada pela principal entidade de infectologia do Brasil, que solicitamos à população da nossa região, que permaneça em isolamento e saiam de suas residências, em casos, extremamente, necessários.
À classe empresarial, diretamente afetada, com as medidas drásticas, mas necessárias, renovamos nossa solidariedade e,
também, trabalhamos para que sejam criadas condições para a manutenção da atividade comercial, industrial e de prestação de serviços. Todos somos afetados pelo “inimigo invisível”. O Covid-19 nos impõe uma dose extra de sacrifício.
O momento atual, no entanto, requer mantermos a calma e seguir o curso das medidas adotadas. No caso da Amusep, de forma inédita e pioneira. Fomos a primeira associação de municípios do País a decretar Estado de Emergência, com fechamento do comércio e restrição de circulação da população nas ruas, nas 30 cidades da nossa região.
Pautamos nossas decisões na preservação da vida e na redução de perdas de entes queridos.
Temos que manter nossa união, continuar a agir de forma coordenada, com lucidez e sabedoria para ultrapassarmos a tormenta.
Em nome dos 30 prefeitos das cidades da região da Amusep, atenciosamente
Romualdo Batista
Presidente da Amusep
Prefeito Municipal de Mandaguari
Mandaguari convoca 33 candidatos aprovados em Processos Seletivos Simplificados
Mandaguari apoia campanha "Não é Não" e reforça conscientização contra a importunação sexual
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h