Terça-feira, 05 de maio de 2020
Ouvir matéria
Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto que estabelece o repasse de recursos do Governo Federal para os municípios através do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 039/2020) que prevê a concessão de auxílio financeiro de R$ 125 bilhões estados e municípios brasileiros. A proposta, após passar pelo aval dos deputados, precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Com a aprovação da matéria, Mandaguari deve receber mais de R$ 4 milhões como auxílio referente à perda de receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS) diminuídas pela crise econômica provocada pelo Coronavírus. O repasse do recurso será feito em 4 parcelas, de acordo com o programa.
O secretário de Finanças de Mandaguari, Hamilton Sampaio, explica que o projeto teve algumas alterações e precisa passar pelo aval dos deputados para depois ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Somente quando o presidente sancionar o Programa de Enfrentamento ao Coronavírus é que os estados receberão suas cotas financeiras e irão repassar aos municípios em quatro parcelas. Será um recurso muito bem vindo que não aumentará nossa arrecadação e sim vai repor nosso fluxo de caixa que foi prejudicado pela pandemia do coronavírus e será utilizado para a melhoria e benefício da população”, explica Sampaio, frisando que é preciso ter cautela e aguardar o posicionamento do presidente.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que os deputados devem aprovar as alterações do Senado ao texto que estabelece uma ajuda emergencial a estados e municípios para o combate à pandemia de Covid-19. O projeto aprovado pelos senadores prevê que a distribuição por estado seja feita em função da arrecadação do ICMS, da população, da cota no Fundo de Participação dos Estados e da contrapartida paga pela União pelas isenções fiscais relativas à exportação. Já o rateio entre os municípios será calculado dividindo os recursos por estado (excluindo o DF) usando os mesmos critérios para, então, dividir o valor estadual entre os municípios de acordo com a população de cada um.
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h