Sexta-feira, 03 de julho de 2020
Ouvir matéria
A Comissão Municipal de Enfretamento à Covid-19 de Mandaguari readequou a forma de calcular e divulgar o nível de risco da doença no município. No início, a Taxa de Positividade (TP), que é usada para a avaliação, era divulgada todos os dias; a partir de agora, será publicada semanalmente, sempre às quartas-feiras. Apesar disso, essa divulgação poderá ser feita em outro dia da semana, de forma excepcional, sempre que for constatada a necessidade de mudança na tabela, em prol da proteção dos munícipes. O Boletim indicando os números de casos continuará a ter divulgação diária.
A TP (porcentagem de casos positivos dentre os casos testados) determina se a cidade encontra-se em Risco Baixo (TP de 0 a 20%); Risco Moderado (TP de 21 a 40%); Risco Alto (TP de 41 a 60%); Risco Muito Alto (TP de 61 A 80%); e Risco Extremo (TP acima de 81%). A medida serve para nortear as ações da administração municipal para todos os setores da cidade.
Para a definição da taxa, é calculada a média percentual de casos positivos em relação aos testes feitos nos últimos 14 dias, o que faz com que sejam comuns oscilações constantes. Por essa razão, para que as medidas adotadas pela administração pública não mudem constantemente sem a real necessidade, impactando principalmente no horário de funcionamento do comércio e outros estabelecimentos, a comissão optou por mudar a indicação de risco somente se a TP ficar estável durante três dias.
A secretária de Saúde e presidente da Comissão, Deise Vernillo, explica que a mudança na metodologia facilita a edição e a aplicação dos decretos municipais. “Queremos evitar, por exemplo, que em um dia a TP nos indique Risco Alto, causando mudanças em todos os setores, que devem se adequar aos decretos municipais, e no outro aponte Risco Moderado [no qual a cidade se encontra], fazendo com que se volte atrás em relação às medidas. Por isso vamos continuar fazendo os cálculos diariamente e observar a oscilação da TP, que, mantendo-se estável por três dias, levará à mudança do nível de risco. Quando, e se, houver mudança na tabela, as medidas previstas terão validade por 15 dias. Todas as decisões tomadas pela comissão são baseadas em estudos técnicos”, explica a secretária.
Desde o dia 26 de junho, a Prefeitura de Mandaguari utiliza a metodologia de orientação a partir da TP para a elaboração dos decretos municipais, que estipulam o comportamento a ser adotado no município em todos os setores da cidade, conforme o nível de risco de contágio do novo coronavírus.
RISCO MODERADO
No momento atual, a cidade está classificada em Risco Moderado (alerta amarelo), com a TP em 34,89%, no qual a conduta adotada deve ser de Distanciamento Social Coletivo – Intermediário. As ações devem ser basicamente as mesmas já em andamento, com medidas gerais para redução da transmissibilidade, como higienização das mãos e dos ambientes, uso de máscara e distanciamento social. Nesse nível, o horário de funcionamento do comércio é de 9 horas diárias de segunda a sexta-feira e de 4 horas aos sábados. Além disso, há a suspensão de atividades e eventos que promovam aglomeração, além de restrição da circulação de pessoas entre 22h e 5h (toque de recolher).
CONFIRA AS TABELAS EM ANEXO:
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h