Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Ouvir matéria
Depois de uma reunião realizada no início de janeiro na reitoria da instituição de ensino superior, que estabeleceu a parceria entre o município de Mandaguari e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a prefeita Enfª Ivonéia Furtado, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) em seu gabinete, o reitor da universidade, Júlio Damasceno, do chefe de gabinete, Alessandro Santos da Rocha, num encontro que contou com as presenças de secretários municipais e assessores.
As parcerias que começam a ser implantadas irão beneficiar vários setores da vida mandaguariense, desde a agricultura, passando pela educação e outros setores, com o objetivo principal de levar mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentabilidade para a população.
Na pauta da reunião, que foi seguida de um tour por locais estratégicos para esta parceria estavam: a implantação de uma horta comunitária; revisão do Plano Diretor; curso e atendimentos para as mulheres; educação financeira; agricultura legal; Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT); Revitalização do Parque da Pedreira; programa de castração parta o Centro de Bem estar Animal; Cozinha escola; atenção especial às praças, entre outros assuntos.
Conforme foi discutido durante a reunião em Maringá no final de janeiro, a revisão do Plano Diretor por engenheiros civis e arquitetos da Universidade será uma das prioridades desta parceria. A prefeita Ivonéia voltou a expressou o desejo de fomentar e fortalecer a agricultura familiar e o turismo rural, além de estabelecer planejamento e estratégias para elevar as potencialidades das empresas de Mandaguari; a melhoria da mobilidade com o planejamento urbano (incluindo construção de ciclovias); e o projeto Recicla 100%, visando tornar a cidade 100% sustentável.
O reitor da UEM também reafirmou que “a universidade tem feito uma ação bastante intensa com representatividades regionais desenvolvendo projetos e ações mais pontuais com os municípios, abrindo um campo muito grande de possibilidades na saúde, educação, meio ambiente, tecnologia, planejamento e gestão”.
Ainda de acordo com o reitor, essa parceria estabelecida com o município de Mandaguari vai de encontro com os projetos que a Universidade já desenvolve na região. Um exemplo são os trabalhos desenvolvidos junto à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
UMDT
Elaborar um amplo levantamento sobre as oportunidades existentes em Mandaguari é o foco da UMDT. Este verdadeiro Raio-X de oportunidades vai conter informações sobre parques industriais existentes; leis de incentivos fiscais em vigor; espaços físicos disponíveis, para implantação de empresas; perfil da mão de obra qualificada; fornecimento de energia elétrica; rede de água e esgoto, entre outras. Com o material em mãos, a universidade vai repassá-lo para agências de atração de investimentos, dos governos estadual e federal, além de outros organismos nacionais e até internacionais.
A UMDT é uma parceria da Amusep, UEM, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e Escritório Regional da Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
PRESENÇAS
Participaram da reunião os secretários municipais Yohann Paulo Andrade Furtado (Agricultura), Francisco De Biázio (de Governo), Murilo Meleiro (Assistência Social), Gil Tavares (Cultura, Esporte e Lazer), Ana Carolina Carnelossi (Saúde), Eduardo Elias Rifan (Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo), Liondas Leigo de Oliveira (Urbanismo, Obras e Serviços Públicos), Nelson Farias (Planejamento, Finanças e Gestão), Selma Bertolini (Educação), Eliete Souza da Silva Ferreira (Procuradora Jurídica) e a arquiteta da prefeitura, Patrícia Salvador.
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h