Sexta-feira, 18 de junho de 2021
"Estamos engajados na cultura do café", diz Ivonéia Furtado
Ouvir matéria
Mandaguari é oficialmente a Capital da Café do Norte Central do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou no dia 28 de maio a Lei nº 20.592/2021, aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná, que concede o título ao município. O autor da proposta é o deputado estadual Evandro Araújo (PSC).
Segundo a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, o título é um reconhecimento da cultura cafeeira local. “A produção de café gera empregos, leva o nome do município para outras cidades, estados e fora do País, chegando às mãos até do Papa Francisco e da Família Real da Noruega. Temos um solo fértil e altitude adequada para essa produção. O resultado disso são produtos de ótima qualidade”, comemora a prefeita.
Quatro dias antes da concessão do título ao município, Ivonéia sancionou a Lei nº 3.556/2021, que institui o café como bebida típica de Mandaguari. O autor da proposta foi o vereador Sebastião Alexandre (MDB). A lei ainda insere o Dia do Café no calendário oficial de Mandaguari, a ser celebrada em 6 de maio, coincidindo com a temporada de colheita do fruto e com o aniversário da cidade.
“Estamos engajados na promoção, no desenvolvimento e no progresso da cultura do café. Tudo isso faz com que 2021, para nós, seja o Ano do Café”, observa Ivonéia.
NOTORIEDADE - O reconhecimento dos cafeicultores mandaguarienses é de longa data. De 2010 a 2019, os cafeicultores receberam posição de destaque no Concurso Café Qualidade Paraná, em diferentes categorias: natural, cereja micro lote e cereja descascado.
INCENTIVO LOCAL – Mandaguari tem 356 cafeicultores cadastrados, de acordo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR Paraná).
Desses, 105 integram o programa Revitalização da Cafeicultura, da Prefeitura de Mandaguari, por meio Secretaria Municipal de Agricultura. O programa distribui desde 2015, com recursos municipais, até 10 mil mudas de café, anualmente, a cada produtor.
Segundo a secretaria, de janeiro a junho deste ano, a pasta já distribuiu a cerca de 30 produtores um total de 86.388 mudas, o representa o investimento de R$ 59.2260,72 em apoio ao cenário cafeeiro mandaguariense.
“No passado, algumas pessoas chegaram a desistir de produzir café. O programa das mudas é uma estratégia para não deixar essa produção morrer. Precisamos dar essa assistência para manter a tradição e incentivar que mais pessoas possam se dedicar ao café”, avalia o secretário municipal de Agricultura, Yohann Furtado.
Acompanhe o trabalho em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h