Segunda-feira, 09 de agosto de 2021
Vacinação e decretos resultaram na queda de números, diz Ivonéia Furtado
Ouvir matéria
Depois de a pandemia de Covid-19 atingir no Brasil inteiro um de seus momentos mais críticos neste ano durante o mês de março - resultando em 40 mortes em Mandaguari -, dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que o número de mortes pela doença, em Mandaguari, teve uma queda nos últimos dois meses.
Em janeiro, Mandaguari registrou 4 mortes por conta da Covid-19; em fevereiro, o número superou o do começo do ano, com 13 mortes, e em março houve uma aceleração e chegou a 40 óbitos. Em abril, com a adoção de medidas restritivas, o número caiu a 10 mortes. Em maio, o município registrou um pequeno aumento e foi para 15 mortes. Em junho, o número caiu para 13. Durante o mês de julho foi confirmada apenas uma morte provocada pela doença. É o mês com o menor número de óbitos em 2021.
Em termos percentuais, o número de mortes pela doença aumentou 225% de janeiro para fevereiro; quase 210% de fevereiro para março; queda de 75% de março para abril até chegar ao período em que a curva começou a cair. De abril para maio, o aumento foi de 50% e de maio para junho, a queda foi de aproximadamente 12%. A queda de 92% foi registrada de junho para julho.
Os dados são baseados na ocorrência de mortes. É possível, porém, que tenham ocorrido outras mortes em julho e que só serão registradas em futuros boletins da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da 15ª Regional da Saúde de Maringá.
"Estamos lutando, há muito tempo, para poder vivenciar esse momento. Decretamos restrições, fiscalizamos aglomerações e já imunizamos 70% da população contra a Covid-19. Essa articulação resultou na queda de números de mortes", comenta a prefeita Ivonéia Furtado.
RETOMADA CUIDADOSA - Diante da diminuição nos percentuais de ocupação de leitos na região dedicados à Covid-19 na incidência de casos confirmados e de óbitos - dados que são divulgados diariamente pela SMS -, entre outros fatores, Mandaguari segue com a política de flexibilização gradual das medidas de prevenção da doença.
"Vamos retomando, aos poucos, a nossa rotina. Seguimos, claro, com o uso de máscara, lavando as mãos com frequência. E estamos monitorando a pandemia diariamente para avaliar quais serão as nossas próximas estratégias no combate à doença", afirma Ivonéia.
Confira o número de mortes provocada pela Covid em Mandaguari:
Mortes em 2020
Maio: 1
Junho: 1
Julho: 2
Agosto: 1
Setembro: 3
Outubro: 4
Dezembro: 7
Mortes em 2021
Janeiro: 4
Fevereiro: 13
Março: 40
Abril: 10
Maio: 15
Junho: 13
Julho: 1
Total de mortes: 115.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h