Quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Anúncio foi feito nesta terça (10) em Curitiba
Ouvir matéria
Conforme a prefeita Ivonéia Furtado havia adiantado no mês passado, Mandaguari terá duas rotas no Programa Pedala Paraná, que reúne 80 ciclorrotas no Estado. O anúncio oficial foi feito nesta terça (10) na sede da Superintendência Estadual de Esporte, em Curitiba.
O vice-prefeito de Mandaguari, Jorge Marques “Jorge do Alambique”, representou a prefeita Ivonéia Furtado durante o lançamento do Pedala Paraná, que contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski, e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, entre outras autoridades.
“As ciclorrotas vão movimentar o turismo rural, além de incentivar a cultura da vida saudável e de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores”, diz a prefeita Ivonéia.
ESPORTE RURAL - Uma das ciclorrotas confirmadas de Mandaguari está situada na Estrada Alegre, e tem cerca de 38 km (nível moderado). A outra ciclorrota é na Estrada Rochedo, e tem duas versões: uma de aproximadamente 20 km (leve) e outra de 40 km (moderado).
O trajeto das ciclorrotas confirmadas inclui cachoeiras, plantações e outros cenários rurais de Mandaguari. “Eu mesma já fiz, de bicicleta, alguns trechos das nossas rotas e posso garantir que é uma coisa maravilhosa, passando por igrejinhas antigas e cenários deslumbrantes da natureza mandaguariense”, comenta Ivonéia.
Para Wirbiski, o evento é “simbolicamente” importante para o Paraná, ao retomar as atividades paralisadas na pandemia. “As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse o superintendente estadual do Esporte.
SEGURANÇA – Pensando na segurança dos ciclistas, serão instaladas placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, o site do Governo do Paraná oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.
AÇÃO CONJUNTA - O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h