Sexta-feira, 08 de outubro de 2021
Reunião ocorreu na manhã desta sexta (8) na delegacia pública de Mandaguari
Ouvir matéria
Para atender a uma solicitação do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a prefeita Ivonéia Furtado dialogou com integrantes do Poder Judiciário, Procuradoria da Justiça e do Ministério Público, nesta sexta (8), sobre a proposta de convênio feita pelo Depen, por meio do ofício nº 057/2021, para que a Prefeitura de Mandaguari possa contratar, temporariamente, presos que residem no Estado e que cumprem a sentença em regime semiaberto ou em prisão domiciliar.
Segundo o ofício encaminhado à chefe do Poder Executivo de Mandaguari pelo coordenador do complexo social de Maringá, Alan Gazola, o convênio “trará economicidade aos cofres públicos bem como auxiliará na ressocialização dos egressos do Sistema Penal através do trabalho”.
A procuradora jurídica de Mandaguari, Eliete Ferreira, reforça que, caso o convênio seja efetivamente realizado, a Prefeitura de Mandaguari poderá contar com a mão de obra de presos que estão sob monitoramento eletrônico.
“A proposta feita pelo Depen não é empregar os presidiários que estão encarcerados na cadeia pública de Mandaguari, mas, sim, dar oportunidade a presos do Paraná que estão em prisão domiciliar ou cumprem o regime semiaberto com tornozeleira eletrônica. Na prática, é aquela pessoa que já está convivendo com a família ou que está autorizada pela Justiça a trabalhar e participar de cursos durante o dia”, explica Eliete.
Segundo a prefeita Ivonéia, é preciso avaliar a proposta com cuidado e em constante diálogo com o Poder Judiciário, Procuradoria da Justiça e Ministério Público.
“Fizemos essa primeira reunião para iniciar a discussão dessa proposta, que está de acordo com a lei de execução penal e é importante para a ressocialização do sujeito que cumpre a pena, algo que também é previsto em lei. Se esse convênio for realizado, essas pessoas vão poder atuar, por exemplo, na construção de obras que serão realizadas pela Prefeitura”, comenta a chefe do Executivo.
A reunião ocorreu na cadeia pública de Mandaguari e contou com a participação do vice-prefeito Jorge Marques, da juíza Angela Audi, dos promotores de justiça Roberta Said e Erick Barbosa, do gestor local do Depen, Aguilar Peteris, e do chefe regional das cadeias, Fábio Junior.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h