Segunda-feira, 08 de novembro de 2021
Cerimônia ocorreu nesta manhã em Maringá e contou com participação de prefeitos da região
Ouvir matéria
A prefeita Ivonéia Furtado participou na manhã desta segunda (8) da cerimônia de assinatura de uma carta-compromisso para o cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia ocorreu em Maringá, no auditório Hélio Moreira, e contou com a participação de prefeitos da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que também assinaram o documento.
O documento assinado garante acesso gratuito à Plataforma Cidades Sustentáveis, em que são disponibilizadas ferramentas e metodologias que integram os módulos de Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã.
"Esse engajamento coletivo é extremamente importante para que consigamos coordenar o nosso desenvolvimento, sem comprometer o meio ambiente e o clima, garantindo qualidade de vida e prosperidade aos nossos moradores", afirmou Ivonéia.
“Agenda 2030 é global, mas é a partir de cada local que vamos conseguir atingir as metas de sustentabilidade, que é pensar gestão e políticas públicas considerando medidas sociais, econômicas, culturais e ambientais. É pensar em políticas públicas adequadas para reduzir principalmente a desigualdade social”, disse a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.
PLANEJANDO O FUTURO - Ao todo são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compostos por 169 metas e 232 indicadores, que orientam a sociedade para um caminho mais sustentável: 1º Erradicação da pobreza; 2º Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3º Saúde e bem-estar; 4º Educação de qualidade; 5º Igualdade de gênero; 6º Água potável e saneamento; 7º Energia limpa e acessível; 8º Trabalho decente e crescimento econômico; 9º Indústria, inovação e infraestrutura; 10º Redução das desigualdades; 11º Cidades e comunidades sustentáveis; 12º Consumo e produção responsáveis; 13º Ação contra a mudança global do clima; 14º Vida na água; 15º Vida Terrestre; 16º Paz, justiça, e instituições eficazes; 17º Parcerias e meios de implementação.
"Ficamos muito felizes porque todos os 17 objetivos já estão contemplados no nosso Plano de Ação e Investimento, que trata do indicativo das ações e projetos que terão prioridade no Plano Diretor, que já está na Câmara para ser avaliado", disse a chefe do Executivo de Mandaguari.
A prefeita foi acompanhada pelo secretário municipal de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Liondas Oliveira, e por técnicos da Prefeitura de Mandaguari.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h