Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
"Garantimos dignidade, atendimento humanizado e qualidade de vida", afirmou Ivonéia Furtado
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari realizou, entre outubro e dezembro do ano passado, 90 cirurgias de catarata por meio do contrato de R$ 1,5 milhão que a Administração Municipal estabeleceu em 2021 com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). No mesmo período, o município encaminhou outras 50 pessoas para cirurgias realizadas via SUS. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Ficamos muito felizes com essas 140 cirurgias de catarata: 64% delas conseguimos realizar graças ao nosso contrato com o Cisamusep. Garantimos dignidade, atendimento humanizado e qualidade de vida para nossos moradores”, comenta a prefeita Ivonéia Furtado.
Segundo o balanço da SMS, apenas dois moradores que estavam na fila para a cirurgia não puderam ser operados no final de 2021, devido a problemas de saúde. “Em dezembro, ficamos muito próximos de zerar a fila de catarata. Isso mostra comprometimento da nossa equipe e representa uma conquista para a saúde dos mandaguarienses”, avalia Ivonéia.
As cirurgias realizadas pela Administração Municipal beneficiaram moradores como a aposentada Maria Cortes, 69, que reside em Mandaguari desde o final do ano passado e está parcialmente cega há 8 anos. A aposentada aguardou apenas três meses até ser operada de um dos olhos.
“Já tentei operar no Rio de Janeiro e Maringá, onde morei, mas nunca consegui. Aqui, em 90 dias, deu tudo certo. Operei, fui bem atendida por médicos carinhosos e maravilhosos, com respeito e amor, e fiz a consulta, também, para operar o outro olho”, comenta a aposentada, que aguarda a confirmação da data da segunda operação.
A cirurgia possibilitou que a aposentada pudesse, finalmente, voltar a enxergar. “Não dá para explicar, só dá para sentir, sabe? Como é que vou te explicar o sentimento da minha alma? Até as paredes, até essa claridade do sol me impressionam”, diz.
A DOENÇA – A catarata costuma aparecer a partir dos 60 anos, em média e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Alguns dos sintomas da catarata são a visão nublada, a sensibilidade à luz e visão noturna mais fraca. O diagnóstico da doença é feito por um médico oftalmologista.
Atualmente, segundo a SMS, o município tem 15 moradores que aguardam a cirurgia de catarata.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h