Quinta-feira, 23 de novembro de 2023
"Muitos pais de alunos querem educação cívico-militar", afirma chefe do Poder Executivo
Ouvir matéria
Mandaguari assinou, na terça-feira (21), o decreto nº 463/2023 que visa instituir o Programa de Escolas Municipais Cívico-Militares. O projeto pretende selecionar escolas municipais já existentes e convertê-las ao modelo cívico-militar.
Segundo a prefeita Ivonéia Furtado, a medida atende pedidos de moradores. “Muitos pais de alunos querem que os filhos recebam educação do modelo cívico-militar. Queremos que essas pessoas tenham uma educação de qualidade no modelo que elas tanto desejam”, afirma a chefe do Executivo.
A previsão da Administração Municipal é que o programa entre em vigor no dia 1º/2 de 2024, com a conversão da escola municipal Francisco Romagnole Jr. em modelo cívico-militar. Em consulta feita este ano com pais de alunos da unidade de ensino, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), 198 pessoas foram a favor da mudança do modelo, enquanto outras 15 votaram contra. A mudança também foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, neste ano, conforme a SME.
A proposta da Administração Municipal é acompanhar e avaliar os resultados da conversão da Francisco Romagnole Jr. e, dependendo do resultado, aplicar a mudança, ainda sem data definida, em outras unidades de ensino.
No modelo proposto pela Administração Municipal, educadores civis ficam responsáveis pela parte pedagógica e a gestão administrativa fica por conta de militares. “Nossa proposta é manter toda a equipe pedagógica e de professores que já atua no local, além de contratar, no caso da Francisco Romagnole Jr., três militares aposentados para integrar o quadro de servidores”, explica a secretária municipal de Educação, Selma Berolini.
MODELO NACIONAL – O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares foi criado em setembro de 2019, com a proposta de minimizar a evasão escolar e inibir casos de violência escolar a partir da disciplina militar.
FIM DO PROGRAMA – Em 21 de julho deste ano, o Governo Federal encerrou o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Em julho deste ano, o Paraná contabilizava 2.109 escolas estaduais, sendo que 194 eram cívico-militares via Polícia Militar (PM-PR) e 12 via Forças Armadas. Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed), 80% das escolas que passaram para essa modalidade aumentaram a nota na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h