Terça-feira, 06 de fevereiro de 2024
Balanço de janeiro foi divulgado nesta tarde pela SMS
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, divulgou nesta terça (6) a primeira medição de 2024 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O balanço revela estado de alerta de infestação do mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A medição aconteceu entre os dias 8 e 12/1.
De acordo com o resultado, o índice de infestação é de 1,9%, valor considerado estado de alerta de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Pelas normas do MS, o ideal é que o índice de infestação predial do mosquito esteja abaixo de 1% para ser considerado satisfatório. Se a taxa estiver entre 1% e 3,9% é considerado estado de alerta e; com percentual acima de 3,9%, o órgão federal classifica como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.
A prefeita Ivonéia Furtado reforça a importância do combate à dengue: "Pedimos, novamente, que as pessoas cuidem bem de seus quintais, não deixem água parada e que possamos evitar a proliferação do mosquito", afirma.
O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h