Quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na tarde desta quarta (23), a sala multidisciplinar para educação e terapias de reabilitação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A sala multidisciplinar é equipada com recursos como simuladores de vento e chuva, difusores de essência olfativa, piscina de bolinhas iluminadas, feixe de fibras ópticas sensoriais, entre outros, bem como softwares de produção de filmes sensoriais e para testes cognitivos. Os recursos de R$ 300 mil para a sala multissensorial foram destinados ao município pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).
A prefeita Ivonéia Furtado afirmou que a sala é importante para a inclusão e reabilitação das crianças. "Por meio da tecnologia e de atividades lúdicas, a sala promove o estímulo das crianças, através de todos os sentidos. Isso vai treinando as crianças para atividades diárias", observou.
A secretária municipal de Saúde, Ane Lucena, lembrou que as pessoas com autismo ainda enfrentam preconceitos e afirmou que a sala multissensorial pode fazer "uma diferença profunda" na vida dos moradores: "É mais do que uma sala: é um espaço de esperança, inclusão e diversidade. Precisamos promover a plena inclusão e derrubar o preconceito."
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) lembrou que a sala multisenssorial é resultado de investimentos dos governos Federal e Estadual, em parceria com o município. "Nós trazemos muitos recursos, mas nenhum deles tocou tanto o meu coração como esse", disse o parlamentar.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Alécio Bento (PSD), agradeceu Chioratto, Gleisi e a prefeita Ivonéia, enfatizando que "a sala estará de portas abertas para atender bem" a todos os moradores.
A presidente da Associação de Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM), Fernanda Bassetto, disse que, após anos de engajamento, a inauguração da sala multissensorial é "a primeira porta que se abre": "Nossa luta é justa, é de saúde pública, de educação. Precisamos de seguridade social, como essa que temos hoje", observou.
COMO FUNCIONA - A sala é acionada por tablets ou computadores utilizando tecnologia IoT e conectados a um servidor por meio de uma rede wi-fi. Os recursos, como os de videomodelagem, permitem que a sala propicie ações que estimulam o tato, visão, audição, paladar, olfato e o equilíbrio em movimento.
Em Mandaguari, uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e educador físico vai disponibilizar atendimentos no local.
PRESENÇAS - O evento ainda contou com a participação de moradores da região e de crianças e jovens com TEA e TDAH, dos secretários municipais Alisson Barboza (Assistência Social), Fracisco de Biázio (Governo), Gilmar Tavares (Cultura, Esporte e Lazer), Selma Bertolini (Educação) e Yohann Furtado (Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo), da vereadora Claudete Velasco (PP), dos vereadores Danilo Camilo (PDT), Luiz Garcia (PSD), Sebastião Alexandre (MDB) e Sidney da Silva (PP), de técnicos e assessores dos poderes Executivo e Legislativo.
SALA MULTISSENSORIAL
Onde Rua Manoel Antunes Pereira, 634 - Centro, no Centro Comercial Araucária
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h