Terça-feira, 05 de novembro de 2024
Detalhes foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (4)
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar, juntamente à Polícia Militar (PMPR) e ao Ministério Público (MP-PR), realizou uma vistoria a uma comunidade terapêutica no município, na última quarta-feira (30), após receber, na semana passada, denúncias anônimas de maus-tratos e cárcere privado. Os detalhes da ação foram divulgados pela Vigilância Sanitária na tarde de segunda (4).
Durante a inspeção foram constatadas algumas irregularidades como relatos de acolhimentos forçados, presença de um interno menor de idade, ausência de descrições nas fichas individuais dos internos sobre o motivo de receber a medicação e ausência de responsável técnico. Segundo a Vigilância Sanitária, o local, descumprindo as normas vigentes, não possuía cadastro nem amostragem da qualidade da água utilizada no local.
Ao todo a comunidade terapêutica reunia 40 internos – o local tinha capacidade para 42. Com a chegada das equipes de fiscalização, nove acolhidos expressaram o desejo de deixar o local. “As pessoas que quiseram sair foram acompanhadas pela PM e pela Vigilância Sanitária até a rodoviária, onde compararam passagens para suas cidades de origem”, comenta o chefe da Vigilância Sanitária, Adriano Borges.
Já o acolhido menor de idade foi acompanhado pelo Conselho Tutelar, e os responsáveis foram acionados por servidores municipais.
A Vigilância Sanitária vai redigir um relatório que será encaminhado à Promotoria de Justiça, que tomará as medidas cabíveis.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de estética em Mandaguari
Prefeitura de Mandaguari convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado de Estágio
Prefeitura de Mandaguari disponibiliza guias de pagamento do IPTU 2026
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h