Quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Vigilância Sanitária, alerta moradores e responsáveis por estabelecimentos sobre a atuação de pessoas e empresas não autorizadas que vêm oferecendo serviços de dedetização (aplicação de inseticidas) para controle de pragas urbanas, como baratas, ratos, escorpiões e outros insetos ou animais sinantrópicos.
Nos últimos meses, foram registradas diversas denúncias envolvendo indivíduos que se apresentam como habilitados, mas não possuem treinamento adequado, empresa regularizada ou licença sanitária válida para atuar no município. Para exercer legalmente esse tipo de serviço, é obrigatório cumprir as exigências do CNAE 8122-2/00 – Imunização e Controle de Pragas Urbanas – e da Resolução SESA/PR nº 1153/2024, que estabelece normas técnicas e sanitárias para o setor.
Principais requisitos previstos na resolução
Orientações à população
Antes de contratar qualquer serviço de dedetização, a Vigilância Sanitária recomenda:
Contato
Em caso de dúvidas ou para verificar a regularidade de profissionais e empresas, a população pode procurar a Vigilância Sanitária presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Mário Benedetti, s/n, Jardim Esplanada, ou entrar em contato pelo telefone (44) 3133-0596.
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h