NOSSA CIDADE / Brasão de Mandaguari

Brasão de Mandaguari

 

Assim descreve o art. 19º da Lei nº 317/80:
Art. 19º - O Brasão de Armas do Município de Mandaguari, da autoria do Heraldista e Vexilologista Prof. Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, assim se descreve: ESCUDO CLÁSSICO FLAMENGO-IBÉRICO ENCIMADO PELA COROA MURAL DE OITO TORRES DE ARGENTES E ILUMINADA DE GOLES EM CAMPO DE ARGENTE (PRATA) POSTA EM ABISMO, UMA ABELHA DE GOLES (VERMELHO), CHEFE DE BLAU (AZUL) COM TRÊS FLORES DE LIZ DE ARGENTES (PRATA) EM CONTRA CHEFE UMA FAIXA DE BLAU (AZUL). LISTEL DE GOLES (VERMELHO) CONTENDO EM LETRAS ARGENTINAS O TOPÔNIMO IDENTIFICADOR "MANDAGUARI".
 
Parágrafo Único. O Brasão de Armas de que trata este Artigo, tem a seguinte interpretação:
a) O escudo clássico flamengo-ibérico usado para representar o Brasão de Armas de Mandaguari, foi o primeiro estilo de escudo adotado na Península Ibérica de origem Germânica também apelidado Escudo Português lembrando nossa origem Luzitânea. 
b) Em campo argente (prata), posta em abismo (centro ou coração do escudo) abelha de goles (vermelha), vem a se constituir na peça parlante do escudo, já que a palavra Mandaguari significa abelha operosa. 
c) Em chefe de blau (azul), carregado de três flores de liz argente (prata), vem a se constituir no símbolo de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Município. 
d) Em contra-chefe a faixeta blau (azul) simboliza a riqueza hidrográfica do Município. 
e) Nos ornamentos exteriores os ramos de café frutados ao natural identificam a maior força econômica do Município oriundos de sua terra dadivosa e fértil. 
f) A cor goles (vermelho) é símbolo de intrepidez, coragem e valentia, qualidade que identificam os pioneiros desbravadores. 
g) A cor blau (azul) é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. 
h) O metal argente (prata) é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade e religiosidade. 
i) No listel, em letras argentinas (prateadas) escreve-se o topônimo identificador "MANDAGUARI".





Galeria de Fotos



Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/03/2024 07:59:18