Realizada segunda etapa da capacitação sobre escuta especializada às vitimas de violência infanto-juvenil

Segunda-feira, 14 de junho de 2021


Ouvir matéria

Dividida em pequenos grupos por conta da pandemia da Covid-19, teve sequência na sexta-feira (11) à tarde, a capacitação sobre escuta especializada às vitimas de violência infanto-juvenil, realizada na Casa da Amizade (Rotary), com palestra de Juliana Zanon Ferreira, psicóloga da secretaria de saúde do Município, que realiza escuta especializada.

         A segunda etapa contou com a presença da secretária de saúde do município, Ana Caroline Carnelossi. “Quem trabalha com crianças e adolescentes enfrenta os mais diversos desafios todos os dias. Talvez um dos mais doloridos seja lidar com casos de violência, especialmente os de violência sexual. Não é simples saber o que fazer, e como fazer” destacou a secretária. Existe uma lei que indica os caminhos a serem seguidos.

A Lei 13.431/2017 determina a criação de mecanismos de Escuta Especializada e Depoimento Especial para toda criança ou adolescente testemunha ou vítima de violência de qualquer tipo. O texto prevê proteção no momento da denúncia do crime e em todas as fases do processo judicial, com a participação de profissionais especializados, de forma integrada. A intenção é de que as vítimas sejam acolhidas rapidamente e não sofram ainda mais durante as investigações.

O atendimento integrado é super importante para evitar que a criança ou adolescente reviva a violência sofrida quando têm que relatar os fatos inúmeras vezes em diferentes instâncias: é o que se chama de revitimização. Além de trazer mais sofrimento, esta repetição torna o processo ainda mais longo. Por isso, a lei prevê um único depoimento especial durante a fase judicial e estabelece que o atendimento envolva serviços de saúde e assistência social.

A finalidade é ampliar conhecimentos dos demais profissionais da rede, promover o fortalecimento e a articulação entre os técnicos da saúde, assistência e educação. A comissão de enfrentamento a violência, em parceria com a secretaria de saúde, também está auxiliando na capacitação.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 13:00:38